A Síntese da Mensagem Bíblica - "Santidade Online: Navegue na Fé com o Melhor Site Evangélico

Breaking

sexta-feira, 20 de abril de 2018

A Síntese da Mensagem Bíblica























A SÍNTESE DA MENSAGEM BÍBLICA
Texto: Mateus 6: 9-15


Propósito geral: Devocional Propósito específico: Sintetizar a mensagem bíblica com relação a oração modelo.
A Bíblia está dividida em quatro partes fundamentais que se constituem a base para toda a mensagem bíblica: A criação; a queda; a redenção; e a consumação. Estes temas estão presentes na oração modelo (Mt 6:9-15).

TRANSIÇÃO: A oração modelo resume a Bíblia em quatro sínteses.



I - A SÍNTESE DA CRIAÇÃO - (v. 9-10)
Jesus dirige-se a Deus chamando-O de Pai. Deus é único criador de todas as coisas. (Gn 1). Ele é o Pai nosso que cuida, cria, dirige, se faz presente e intervém. Oramos como filhos de Deus, reconhecendo os que O aceitaram como Salvador e Senhor.
“Nosso” pressupõe relacionamento familiar (v. 9). Fala da onipresença, onipotência e onisciência de Deus. Santifica o nome de Deus. Louvor e adoração. Não é possível orar sem sentir Cristo em nossa vida (v. 10). Se não há sentimento a oração é vã. É necessário entrega e compromisso com Deus.

II - A SÍNTESE DA QUEDA - (Gn 3:19)
A queda retrata a desobediência do homem. A súplica pelo pão de cada dia significa a invocação da graça divina. Embora se colha o que plantou, a graça divina se faz presente. Jesus é o pão. O pão nosso de cada dia. É tudo o que precisamos, embora não mereçamos por causa do pecado.

III - A SÍNTESE DA REDENÇÃO - (v. 12; Jo 3:16)

Deus providencia a Salvação por meio de Cristo. Todo que se aproxima de Deus, arrependido e crendo em Jesus Cristo, recebe o perdão dos pecados. Torna-se um novo ser (I Cor 5:17; Ef 2:1). Na redenção a dívida foi paga por Jesus Cristo na cruz do Calvário. Através da experiência do perdão, podemos perdoar os nossos devedores.

IV - A SÍNTESE DA CONSUMAÇÃO - (v. 13)

O reino de Deus se faz presente no mundo e caminha para sua consumação. Esse fato sucederá com a volta de Jesus Cristo - parousia. Será caracterizado pela: Destruição total e final de
Satanás e seus anjos (Mt 25:41); formação da sociedade redimida (Mt 13:36-43); comunhão perfeita com Deus (Lc  13:28-29) e a justiça será feita, a verdade será zelada, a fé será vivida, o mal será vencido e o reino será manifestado. Com Deus reinaremos eternamente.



CONCLUSÃO

A oração modelo traduz o plano de Deus de forma sintética e profunda e expressa toda a mensagem bíblica. Devemos manter viva e presente em nossa vida a oração que Jesus ensinou. Jesus fala sobre o espírito que se produz na oração: Simplicidade (Mt 6:7-8); Constância. (Lc 18:1), Vigilância (Mt 26:41), e Discrição (Mt 6:5-6).

Jesus encoraja a vida de oração de seus discípulos salientando o grande amor e bondade de Deus, o poder de Deus, a sabedoria e onisciência de Deus (Mt 6:8). Jesus promete ouvir aos que estivessem orando fortalecendo o seu poder e sua conquista diante de Deus (Mt 18:19-20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário